Eventos de Recife

Programação francesa – RESIDE

13/09/19

Compartilhe:

Leitura de texto e lançamento de livro Eu carreguei meu pai sobre meus ombros/J'ai pris mon père sur mes épaules de Fabrice Melquiot (França) traduzido e dirigido por Alexandre dal Farra (SP).

Após a leitura haverá o lançamento do livro pela Editora Cobogó com a presença dos dois autores, seguido de coquetel.


O texto  Eu carreguei meu pai sobre meus ombros/J'ai pris mon père sur mes épaules  narra, à maneira de uma epopéia, a trajetória de um homem que acaba de descobrir que está com câncer. Estamos em 2015, na madrugada dos atentados ao Bataclan, em um bairro da periferia de Saint-Etienne. Discutindo com seu amado filho (Énée), a mulher que ele ama (Anissa), seu amigo de sempre (Grinch) e toda uma galeria de personagens orginais, Roch gostaria de morrer em uma região distante num lugar desconhecido. A fábula, ao mesmo tempo cômica e desesperada, traça de maneira comovente, poética, esta jornada rumo à um lugar imaginário. Mais do que a morte em si, é uma questão de amizade e de humanidade ou ainda, segundo as palavras do autor : «de aceitação da vida, plena desta energia inerente ao desespero »

Essa leitura é parte do projeto Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira, lançado pelo Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, A Comédie de Saint-Étienne, o Instituto Francês e a Embaixada da França no Brasil. O projeto bilateral prevê duas etapas: na primeira, em 2019, oito textos de autores franceses contemporâneos serão traduzidos por diretores-auto- res brasileiros. As obras serão publicadas pela Editora Cobogó e encena- das nos festivais que compõem o Núcleo. Em 2020, os autores brasileiros terão seus trabalhos traduzidos e publicados na França e encenados no Théâtre National de La Colline em Paris, no Festival Actoral em Marselha e na Comédie de Saint-Étienne.

Com o Coletivo Angu de Teatro (Brasil – Recife)

Data: 13 de setembro
Horário: 19h
Local: Teatro de Santa Isabel - Praça da República, 233 - Santo Antônio, Recife
Duração do evento: 1h30
Ingressos no local 1h antes do inicio – lugares limitados.