Eventos de Rio de Janeiro

Assinatura de termo de cooperação educativa e linguística com a Secretaria de Educação Municipal de São Gonçalo

10/05/19

Compartilhe:

O cônsul geral da França no Rio e Janeiro, Sr. Jean-Paul Guihaumé, e o prefeito de São Gonçalo, Sr. José Luiz Nanci, assinaram um termo de parceria no âmbito da cooperação educativa e cultural no último dia 10 de maio. Este termo tem como objetivo principal desenvolver o ensino bilíngue, português-francês, na rede municipal de educação do município, graças à colaboração da missão de cooperação pela língua francesa no rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo.

Esta colaboração estreita permitiu a Escola Primária Nice Mendonça Souza e Silva de integrar a aprendizagem do francês no seu programa escolar desde a sua abertura em 2018. Atualmente, um projeto piloto de ensino bilíngue está em ação: as crianças aprendem o francês através da música, das artes plásticas e da matemática, e estão envolvidas em projetos escolares interdisciplinares.

Para a implementação deste projeto bilíngue, os professores de francês desta escola se beneficiaram de um plano de formação contínua conduzida pela missão de cooperação educativa e linguística da Embaixada da França no Brasil. Paralelamente, eles são acompanhados localmente pela missão na concepção de matérias pedagógicos e na implantação de práticas de ensino inovadoras.

Esta parceria educativa será a oportunidade para estreitar os laços entre a França e o Município de São Gonçalo, e permitirá aos alunos e à comunidade, não apenas de aprender o francês, mas também de viver o francês através de atividades culturais, artísticas, cientificas e outros programas do Consulado geral da França no Rio de Janeiro.

Na foto, da esquerda pra direita;

Eliane Gabriel, Primeira-dama e Chefe de Gabinete da Prefeitura de São Gonçalo, Romann Datus, Adido de cooperação cultural e artística do Institut Français Brésil no Rio de Janeiro, José Luiz Nanci, Prefeito de São Gonçalo, Jean-Paul Guihaumé, Cônsul geral da France no Rio de Janeiro, Marcelo Azeredo, Secretário municipal de Educação, Adriana Davanture, Adida de cooperação para a língua francesa do Institut Français Brésil no Rio de Janeiro.

Publicado pela Prefeitura de São Gonçalo

http://www.pmsg.rj.gov.br/educacao/noticias_simples.php?cod=9242&tipoNoticia=Educa%E7%E3o